sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

O PRECONCEITO E A DISCRIMINAÇÃO RACIAL NO BRASIL





Alunos: Azucena , Julia , Joás , Mikael , Micael , Mirian , Raquel , Mª Eduarda , Vitoria .

          




O preconceito e a discriminação racial no Brasil





A discriminação racial tem como ato de descriminar ou inferiorizar as pessoas por sua cor, raça ou etnia. O Brasil mesmo sendo um país miscigenado ainda sofre com o grave problema quando se trata do preconceito e discriminação racial são tratados muitas vezes como um assunto irrelevante ou até mesmo inexistente. O racismo apesar de ser proibido por lei ainda é encontrado com muita frequência nos dias de hoje, muitas ocorrências comprovam a existência do racismo. Podemos encontrar o preconceito nas escolas, faculdades, local de trabalho ou até mesmo em entrevistas de emprego. O racismo pode ocorrer também por meio da internet, pois a internet é um meio usado pelos jovens hoje em dia. A internet vem sendo usada para expor opiniões e também utilizadas como meio de distração e muitas das vezes tentam camuflar o preconceito por meio de “opiniões’’ e “brincadeiras” causadas pela internet.


O racismo no Brasil surgiu quando os portugueses trouxeram os negros para servirem de escravos. Oficialmente no Brasil, a escravidão foi abolida por uma lei criada no dia 13 de maio de 1888 e assinado pela princesa Isabel que sancionou a lei que pôs fim a escravidão, denominada Lei Aurea. Apesar da escravidão ter sido abolida, o racismo ainda era evidentemente alta e a vida dos escravos libertos continuava em condições completamente precária. Muitos deles não tinham onde morar, não conseguiam empregos por causa preconceito e discriminação que sofriam. E em pleno século XXI ainda é bem evidente o preconceito e a discriminação racial no país em que vivemos.


A luta pela igualdade racial é algo que vem sendo trabalhada a muito tempo, com criações de movimentos e leis. Um dos movimentos que tem como objetivo a igualdade, é o movimento negro que é bastante conhecido nos dias de hoje. O movimento negro foi criado no período da escravidão, eram movimentos clandestinos e escondidos, o movimento visa a luta pela igualdade racial pelo fim do racismo. Esses movimentos foram a causa da maioria das conquistas para o povo negro. Esse movimento hoje em dia ainda existe e ajuda muitos negros principalmente adolescentes que não se aceitam por causa do padrão que a mídia impõe.


A discriminação racial ainda tem um certo lugar na nossa sociedade, mas já conseguimos acabar bastante com isso, com esses movimentos, campanhas e outros projetos sociais para acabar o preconceito e a discriminação. Devemos aprender a respeitar as pessoas como elas são não importa a cor da sua pele e nem a sua etnia e entender que cada um é bonito do jeito que é.



“O preconceito é um fardo que confunde o passado, ameaça o futuro e torna o presente inacessível” Maya Angelou .





3 comentários:

  1. Faltou justificar o texto.
    "O racismo no Brasil surgiu quando os portugueses trouxeram os negros para servirem de escravos"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vídeo:
      Ficou muito curto.
      Não podemos esquecer, que apesar de existirem outras formas de preconceito, no Brasil, ninguém mais que a população negra sofre preconceito racial.

      Excluir