segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

As consequências do uso de drogas na juventude

   O uso de drogas pelos jovens, tornou-se um grande problema em nosso país. Existem bastantes fatores que motivam o uso e como consequência o vício nas drogas. Um deles é o fato da juventude ser uma fase de descobertas de  curiosidades, de querer experimentar coisas que não conhecem, esses jovens algumas das vezes são influenciados por por outros que já usam, e acabam se viciando. Outro motivo são as dificuldades enfrentadas dentro de casa e também na rua. A droga acaba se tornando um meio de fuga. Entre as drogas mais consumidas , estão: o álcool, a maconha ,  a cocaína ,  o tabaco ,  o ectasia ,  o Crack ,  o lança perfume e entre outros.


Com o uso das drogas, muitos jovens estão destruindo suas vidas, pois deixam de ir a escola ,  se tornam bastante agressivos , entram na vida da criminalidade, começam a roubar para sustentar o vício , vivem sendo perseguidos da polícia,  são ameaçados de morte tanto pela polícia quanto pelos próprios traficantes, existem até casos em que eles acabam comprometendo até a família por dívidas não pagas ,  e a morte precoce. É o que as drogas oferecem, sem nenhum benefício, trazendo prejuízos e destruição aos lares. Infelizmente vivemos numa sociedade onde as drogas podem ser facilmente vendidas ou compradas , e o tráfico não encontra grandes dificuldades de atuação.

As consequencias que as drogas trazem , são muitas , sendo elas psíquicas , como: perturbação do comportamento, perdas afetivas, solidão, psicose ,  ansiedade , depressão e até o suicídio. E as físicas como: doenças infecto - contagiosas  ,que são: hepatites, tuberculose, e doenças sexualmente transmissíveis. Por partilharem a mesma seringa , há o contato de sangue que provocam o contágio dessas doenças. O consumo de drogas acaba afetando a saúde, a convivência familiar, os estudos , a sociedade e a dignidade. E provocando a violência e a morte.


O estrago que as drogas causam na família, é grande, o consumo causa impactos profundos nas relações familiares, quando o uso de drogas se torna frequente , a pessoa deixa de sentir prazer por alguns aspectos da vida , como o convívio com o seu parentes e amigos, toda a vivência família real é afetada, pelo comportamento obtido pelo uso de drogas. O usuário se afasta do círculo familiar e dos amigos e passa a maior parte do tempo sozinho consumindo a droga , ou com as pessoas que também fazem o uso. Existem casos em que a família entra em conflitos , por descobrirem que o jovem passou a usar drogas, muitos pais toma decisões precipitadas , alguns deles expulsam o filho de casa , e isso acaba piorando a situação daquele jovem , pois ele passa a cometer crimes e se torna uma má pessoa.


Falando sobre outro fator que é uma consequência causada pelo uso de drogas e que gera outra consequência é a violência, que está sendo muito vista nos tempos de hoje, a violência gera muitas consequências entre elas o prejuízo , o medo da sociedade,  e as mortes, quando o usuário passa a usar drogas em excesso , ele se torna violento e passa a praticar essa violência com a sociedade, passa a praticar roubos e até homicídios algumas das vezes por dívidas, por vingança e também por maldade , a sociedade também é afetada pela violência, muitos ficam traumatizados, evitam andar tarde nas ruas , pois sentem medo de serem assaltados e até mortos , sentem - se ameaçados pela violência.


Portanto , o uso de drogas seja lícitas ou ilícitas, prejudicam e muito, seja na família, na sociedade, no caráter entre outros, ao longo das pesquisas feitas, podemos observar muito a quantidade de consequências que é causada pelo uso de drogas , vimos também a quantidade de jovens que estão se acabando por causa das drogas ainda ainda mais por ser o público que mais consome, e a quantidade de jovens que já morreram , pesquisas revelam que o número de pessoas que morrem por drogas cresceram em um ritmo superior aos acidentes de trânsitos no Brasil .

nome dos alunos Ana Caroline,Jeisa, Laiza,Milena,Poliana,luane

3 comentários: