segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

As consequências do uso de drogas na juventude

   O uso de drogas pelos jovens, tornou-se um grande problema em nosso país. Existem bastantes fatores que motivam o uso e como consequência o vício nas drogas. Um deles é o fato da juventude ser uma fase de descobertas de  curiosidades, de querer experimentar coisas que não conhecem, esses jovens algumas das vezes são influenciados por por outros que já usam, e acabam se viciando. Outro motivo são as dificuldades enfrentadas dentro de casa e também na rua. A droga acaba se tornando um meio de fuga. Entre as drogas mais consumidas , estão: o álcool, a maconha ,  a cocaína ,  o tabaco ,  o ectasia ,  o Crack ,  o lança perfume e entre outros.


Com o uso das drogas, muitos jovens estão destruindo suas vidas, pois deixam de ir a escola ,  se tornam bastante agressivos , entram na vida da criminalidade, começam a roubar para sustentar o vício , vivem sendo perseguidos da polícia,  são ameaçados de morte tanto pela polícia quanto pelos próprios traficantes, existem até casos em que eles acabam comprometendo até a família por dívidas não pagas ,  e a morte precoce. É o que as drogas oferecem, sem nenhum benefício, trazendo prejuízos e destruição aos lares. Infelizmente vivemos numa sociedade onde as drogas podem ser facilmente vendidas ou compradas , e o tráfico não encontra grandes dificuldades de atuação.

As consequencias que as drogas trazem , são muitas , sendo elas psíquicas , como: perturbação do comportamento, perdas afetivas, solidão, psicose ,  ansiedade , depressão e até o suicídio. E as físicas como: doenças infecto - contagiosas  ,que são: hepatites, tuberculose, e doenças sexualmente transmissíveis. Por partilharem a mesma seringa , há o contato de sangue que provocam o contágio dessas doenças. O consumo de drogas acaba afetando a saúde, a convivência familiar, os estudos , a sociedade e a dignidade. E provocando a violência e a morte.


O estrago que as drogas causam na família, é grande, o consumo causa impactos profundos nas relações familiares, quando o uso de drogas se torna frequente , a pessoa deixa de sentir prazer por alguns aspectos da vida , como o convívio com o seu parentes e amigos, toda a vivência família real é afetada, pelo comportamento obtido pelo uso de drogas. O usuário se afasta do círculo familiar e dos amigos e passa a maior parte do tempo sozinho consumindo a droga , ou com as pessoas que também fazem o uso. Existem casos em que a família entra em conflitos , por descobrirem que o jovem passou a usar drogas, muitos pais toma decisões precipitadas , alguns deles expulsam o filho de casa , e isso acaba piorando a situação daquele jovem , pois ele passa a cometer crimes e se torna uma má pessoa.


Falando sobre outro fator que é uma consequência causada pelo uso de drogas e que gera outra consequência é a violência, que está sendo muito vista nos tempos de hoje, a violência gera muitas consequências entre elas o prejuízo , o medo da sociedade,  e as mortes, quando o usuário passa a usar drogas em excesso , ele se torna violento e passa a praticar essa violência com a sociedade, passa a praticar roubos e até homicídios algumas das vezes por dívidas, por vingança e também por maldade , a sociedade também é afetada pela violência, muitos ficam traumatizados, evitam andar tarde nas ruas , pois sentem medo de serem assaltados e até mortos , sentem - se ameaçados pela violência.


Portanto , o uso de drogas seja lícitas ou ilícitas, prejudicam e muito, seja na família, na sociedade, no caráter entre outros, ao longo das pesquisas feitas, podemos observar muito a quantidade de consequências que é causada pelo uso de drogas , vimos também a quantidade de jovens que estão se acabando por causa das drogas ainda ainda mais por ser o público que mais consome, e a quantidade de jovens que já morreram , pesquisas revelam que o número de pessoas que morrem por drogas cresceram em um ritmo superior aos acidentes de trânsitos no Brasil .

nome dos alunos Ana Caroline,Jeisa, Laiza,Milena,Poliana,luane

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

O abuso do álcool e suas consequências

Relativo ao tema e possível afirmar que o uso de álcool ou abuso do álcool tem se constituído um problema acentuado e complexo na sociedade atual. Existem evidencias de que o consumo destas substancia psicoativa e prevalente em todo o mundo e esta associada a problemas de saúde publica. Tal substancia que constituem fator de risco para uma variedade de problemas de saúde, sociais, financeiros e de relacionamentos para indivíduos e suas famílias. O impacto do consumo abusivo do álcool esta associado a crimes e violências que também tem sido assuntos cada vez, mas discutidos em todo o mundo. Em um estudo sobre a ocorrência de violência domestica contra crianças e adolescentes, 32% das famílias afirmaram que quando o álcool ou as drogas ilícitas estão presentes entre agressores, suas vitimas ou em ambos.

E importante saber que o consumo abusivo do álcool esta ligado a diversas consequências para o individuo que o consome, e para aqueles que estão a sua volta e para a sociedade como um todo. Consequências como acidentes no transito, problemas no trabalho, com a família e violência interpessoal tem sido o foco de intersere, de atenção publica e de estudos científicos nos últimos anos, indicando um intersere crescente na elaboração de um conceito, mas amplo do fenômeno. O impacto que o abuso do álcool oferece nas redes sociais como um todo e fruto tanto do prejuízo que essa temática causa na produtividade econômica quanto da atenção e dos recursos gastos pela justiça criminal, pelo sistema de saúde e por outras instituições sociais. Estimam-se em 30% as taxas de absenteísmo e de acidentes de trabalho causados por abuso do álcool na Costa rica. Na índia, os números indicam que e de 15 a 20% do absenteísmo e 40% dos acidentes de trabalho são causados pelo abuso do álcool. Na França, os acidentes de trabalho ocasionados pelo uso de álcool atingem números que variam de 10 a 20% de total de acidentes dessa natureza ocorridos no pais.o consumo abusivo do álcool atinge também as famílias pós o uso de bebidas alcoólicas esta associado as consequências negativas tanto daquele que bebe quanto de seu companheiro e filho.os danos do álcool a família podem vir de diversas formas,seja pela saúde física e mental de seus companheiros ou seja pela saúde financeira do lar.o consumo abusivo do álcool durante a gravidez pode resultar em complicações para  saúde da criança como a síndrome fatal alcoólica. Também podemos afirmar que o uso dessas substancia pelos pais também este associado ao abuso de crianças e as repercussões negativas para o universo social, psicológico e econômico do infante. O dinheiro gasto com álcool pode desfalcar o orçamento domestico de um lar carente de recursos financeiros, deixando seus membros a mercê de intercorrencias e suscetibilidades. Vale salientar também o surgimento de violência no lar e os acidentes domésticos em decorrência do uso do álcool no contexto familiar. Nota-se, assim, que o consumo de bebidas alcoólicas, pode prejudicar a relação entre pais e filhos e entre Marido e mulher, desgastando o bom funcionamento da casa como um todo. Relativo também ao que vemos e possível afirmar que as consequências econômicas do uso do álcool são significativas especialmente em região de elevada pobreza. Alem dos gastos com a bebida, o usuário abusivo do álcool sofre outros prejuízos, como, por exemplo, a exposição a trabalhos mal renumerados, perda de oportunidade de trabalho, gastos crescentes com a saúde devidos as doenças e acidentes, e gastos em decorrência de problemas com a lei envolvendo o uso de bebida. Em um estudo recentemente conduzido no Sri lanka relacionando o álcool e pobreza 7% dos homens entrevistados afirmaram ter gastos com bebidas alcoólicos que superavam sua renda mensal.
Em virtude dos fatos mencionados, conclui-se que o uso abusivo do álcool esta associado a diversas consequências sociais. O uso abusivo do álcool com os termos vistos e perigoso para mente pós mexe com o psicológico do usuário e faz mal a família ou a quem esta ao seu redor. E com os argumentos visto e importante ressaltar que o abuso do álcool pode trazer varias doenças quando uma mulher esta grávida para com a criança. E importante nos conscientizar que fazer o uso abusivo do álcool pode retirar uma vida como a do companheiro como a do usuário. E preciso pedir ajuda ir ao medico, fazer tratamentos para que se livre de uma vez por todas do consumo do álcool, reconhecer que precisa de ajuda e que aquele ato faz mal para todos e que você pode acabar com um relacionamento e um funcionamento sentimental entre a sua família e você. Por fim, apenas um trabalho conjunto, de toda a sociedade, envolvendo poder publico, iniciativa privada, organizações não governamentais,e contando em especial engajamento medico ,poderá ser efetivo para menos prejuízos e remediar danos causados pelo uso abusivo do álcool. E preciso ter centros de recuperação, mas ampliado para um bom funcionamento, na vida de quem já e acostumado a beber, mas da dose ou beber, mas do que deve porque só assim iremos ter um mundo melhor.

Colégio Edilson Souto freire.
Alunos: Reinan Mendes, Paloma dos anjos, Amanda Souza, Gilmara e David.     
 Professor: Wagner Aragão tele      disciplina: Historia



O PRECONCEITO E A DISCRIMINAÇÃO RACIAL NO BRASIL





Alunos: Azucena , Julia , Joás , Mikael , Micael , Mirian , Raquel , Mª Eduarda , Vitoria .

          




O preconceito e a discriminação racial no Brasil





A discriminação racial tem como ato de descriminar ou inferiorizar as pessoas por sua cor, raça ou etnia. O Brasil mesmo sendo um país miscigenado ainda sofre com o grave problema quando se trata do preconceito e discriminação racial são tratados muitas vezes como um assunto irrelevante ou até mesmo inexistente. O racismo apesar de ser proibido por lei ainda é encontrado com muita frequência nos dias de hoje, muitas ocorrências comprovam a existência do racismo. Podemos encontrar o preconceito nas escolas, faculdades, local de trabalho ou até mesmo em entrevistas de emprego. O racismo pode ocorrer também por meio da internet, pois a internet é um meio usado pelos jovens hoje em dia. A internet vem sendo usada para expor opiniões e também utilizadas como meio de distração e muitas das vezes tentam camuflar o preconceito por meio de “opiniões’’ e “brincadeiras” causadas pela internet.


O racismo no Brasil surgiu quando os portugueses trouxeram os negros para servirem de escravos. Oficialmente no Brasil, a escravidão foi abolida por uma lei criada no dia 13 de maio de 1888 e assinado pela princesa Isabel que sancionou a lei que pôs fim a escravidão, denominada Lei Aurea. Apesar da escravidão ter sido abolida, o racismo ainda era evidentemente alta e a vida dos escravos libertos continuava em condições completamente precária. Muitos deles não tinham onde morar, não conseguiam empregos por causa preconceito e discriminação que sofriam. E em pleno século XXI ainda é bem evidente o preconceito e a discriminação racial no país em que vivemos.


A luta pela igualdade racial é algo que vem sendo trabalhada a muito tempo, com criações de movimentos e leis. Um dos movimentos que tem como objetivo a igualdade, é o movimento negro que é bastante conhecido nos dias de hoje. O movimento negro foi criado no período da escravidão, eram movimentos clandestinos e escondidos, o movimento visa a luta pela igualdade racial pelo fim do racismo. Esses movimentos foram a causa da maioria das conquistas para o povo negro. Esse movimento hoje em dia ainda existe e ajuda muitos negros principalmente adolescentes que não se aceitam por causa do padrão que a mídia impõe.


A discriminação racial ainda tem um certo lugar na nossa sociedade, mas já conseguimos acabar bastante com isso, com esses movimentos, campanhas e outros projetos sociais para acabar o preconceito e a discriminação. Devemos aprender a respeitar as pessoas como elas são não importa a cor da sua pele e nem a sua etnia e entender que cada um é bonito do jeito que é.



“O preconceito é um fardo que confunde o passado, ameaça o futuro e torna o presente inacessível” Maya Angelou .





                    DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSIVEIS (DST) 


Crislane Santos,
Fabricia Soares,
Giselle Couto,
Jessilene Mirian,
Lorena Paula,
Luiza Oliveira,
Rebeca Fontes.
                                                                         


INTRODUÇÃO

Doenças Sexualmente Transmissíveis, aquelas que são transmitidas através de relações sexuais sem proteção, uso indevido de objetos contaminados e compartilhamento de utensílios pessoais mal higienizados. Seus agentes são vírus, bactérias e fungos e costumam ter seu alvo principal os jovens e adolescentes.

DESENVOLVIMENTO

O fato de seu alvo mais recorrente ser os jovens é a promiscuidade e a falta de cuidados desde quando se dá início a fase da puberdade. Começando por em países subdesenvolvidos, onde não há discussões e incentivo aos cuidados contra DST e á evitar a vida sexual precoce ou sem conhecimento; muitas vezes nestes países não há atendimento suficiente, não há educação suficiente para guiar os jovens e por ventura acabam por começar uma vida sexual sem qualquer conhecimento. O início de uma vida sexual sem cuidados pode ser notado através da relação dos pais na vida e seus filhos, se conversam sobre determinados assuntos como drogas, amizades e o sexo. Certamente há pais que não dão atenção aos filhos desde a infância, podendo levar eles á caminhos que podem gerar sérias consequências no futuro. Pais que não tem diálogo com os filhos e quando não há um diálogo sobre assuntos sérios eles podem tentar descobrir isso sozinhos, acarretando graves doenças no futuro, se levado em conta o sexo na adolescência. Junto há isso, também há as estruturas e diferença de classes, enquanto alguns têm oportunidades de se educarem sobre o assunto, outros mal sabem que estas doenças existam. É o caso das maiorias pobres e de baixa renda, pessoas as quais estão acostumadas á levarem estes assuntos pouco a sério. Muitos jovens destas classes não tem oportunidade de aprender e preservar-se, assim como há poucos recursos de preservação os levando á doenças ou até mesmo gravidez indesejada que pode acarretar ainda mais problemas futuramente. A principal causa das DST são a falta de cuidado, não significa que apenas adolescentes tenham essas doenças, a falta de cuidado pode vir de qualquer pessoa. Numa relação sexual, seja ela com pessoas héteros ou homossexuais sempre tem de ter um devido cuidado para que nenhum vírus ou bactéria ataque o corpo seu ou do parceiro. Alguns dos principais vírus como HIV, Hepatite e Herpes são os mais contagiosos, podendo levar á doenças que não tem cura, onde só se pode chegar á um alívio dos sintomas temporariamente. Isso é claro, pode levará sérias consequências, como dito no início. Pode primeiramente infectar filhos já que algumas podem ser hereditárias, levando essa doença á mais pessoas. Também pode gerar câncer no colo do útero e no pênis, assim como inflamações e lesões tanto no homem como na mulher. Isso pode levá-los á esterilidade (não poder ter filhos) e até mesmo á morte em alguns casos mais graves, é algo arriscado e grave que está oculto na sociedade e precisa de mais atenção.  Toda DST tem uma forma de tratamento que será com a ajuda de um especialista de saúde que avalia e faz prescrições de medicamentos de acordo com seu diagnóstico. Nas mulheres este profissional de saúde é o ginecologista e no homem o urologista. Após a prescrição o paciente ou casal que não fez uso de proteções e preservativos deverão tomar os remédios prescritos por seu ginecologista ou urologista, terá de tomar nas horas corretas e na quantidade prescrita mesmo que os sintomas e sinais tenham desaparecido.

CONCLUSÃO

Mas como poderíamos prevenir e conscientizar as pessoas sobre uma questão tão delicada e urgente? Há vários modos de conscientizar a massa de adolescentes e jovens atualmente. Com a tecnologia avançada e o vasto interesse globalizado por meio de entretenimento, jogos e internet onde vários jovens têm discutido e desenvolvendo suas críticas. Já existem as campanhas que circulam escolas e cidades para que os jovens se previnam, assim como vacinas gratuitas contra vírus que podem causar as DST que ocorrem em escolas do ginásio e do ensino médio. Também há programas juvenis, até mesmo em entretenimento de seu interesse há o alerta dos cuidados na adolescência quando se inicia a vida sexual. Quanto mais expressar e discutir sobre estes assuntos em sala de aula, nas ruas, na TV ou em casa junto aos pais, mais os jovens ficarão atentos aos cuidados que seu corpo e mente merece. Lembrando que algumas DST não possuem cura, como por exemplo, a AIDS e a Herpes Genital mesmo com o tratamento. Entretanto a maioria das DST's pode ser curada através de tratamento correto e eficaz. A melhor forma de prevenir a infecção das DST's é sempre utilizando corretamente a camisinha em todas as formas de relações sexuais. Outra forma de alertar jovens, adultos e outros para estes problemas é com palestras em escolas, ruas e qualquer tipo de aviso que possa ser dado de forma que todos compreendam e se tornem mais atenciosos as formas que se relacionam. Já existem formas de auxílio em hospitais públicos, que dão camisinhas de graça, há outras várias formas que podem ser alertadas: Não se relacionar com muitas pessoas em curto período de tempo, conversar com seu parceiro antes de sua relação definindo as regras e aceitando-as, fazer o uso do preservativo uma exigência. Fazendo exames regulares para DST, caso você suspeite de estar com uma é recomendável, além de conversar com seu médico sobre suas vacinas para prevenir HPV e hepatite B.O essencial é que cuidemos sempre de nossos corpos e que estejamos preparados para as relações, uma relação sexual sem preparo é aquele sem preocupação com Doenças ou consequências mais graves. Alertar aos outros e á nós mesmos para nos prevenirmos. 

link do vídeo